quarta-feira, 17 de abril de 2013

"Será inútil levantar cedo e dormir tarde,..."



“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.” Salmos 127:1-2

Entendo que todos que estão lendo esse texto agora em algum ou em vários momentos de suas vidas pararam para refletir sobre suas vidas. Se alguém ainda não o fez, certamente o fará porque Deus concede essa oportunidade a todos. Nesses momentos de reflexão normalmente questiona-se o porquê de muitas coisas. Cada um dentro das suas particularidades, mas normalmente o questionamento que permeia esse momento de reflexão é “Estou no caminho certo? É isso mesmo?”.

Essa pausa para reflexão pode ser provocada por diferentes acontecimentos que deflagram um sentimento: a angústia. Em vista dos acontecimentos que temos vivenciado e acompanhado, é natural que nos sintamos angustiados. A sociedade, a família e o mundo nos cobram o tempo todo. Vivemos nessa roda-gigante que não para e muitos nem se dão conta disso.

Só temos certeza e segurança de que os caminhos, decisões e posicionamentos tomados ao longo de nossas vidas são os corretos se Deus for participante de tudo isso. Se estivermos centrados na vontade de Deus, a nossa vida, apesar de muitas vezes aos nossos olhos não parecer, está no caminho certo! O entendimento é bem simples como Salomão escreveu nos primeiros versículos do salmo 127. Se não for da vontade de Deus, nada que fizermos fará sentido. É inútil!

Resolveu casar? É essa pessoa que você escolheu? Agora ore para saber se essa é a vontade Deus! Ou pretende constituir uma família e edificar uma casa pelas suas próprias forças? Obviamente que, uma vez casado, você terá a benção de Deus, mas não estará dentro dos planos perfeitos que Ele tem para tua vida.

Escureceu os vidros e blindou teu carro? Está se sentindo mais seguro? Agora que uso você tem feito do teu carro? A quais lugares tem ido com ele? Você sabe se Deus tá se agradando dos lugares que você tem frequentado? Se você não estiver no lugar que Deus quer, não existe dispositivo de segurança que garanta a tua proteção.

Tem trabalhado muito? Tem se dedicado ao trabalho? Ótimo! Jesus falou que o trabalhador é merecedor de seu salário (Lucas 10:7). Agora resta saber se Deus aprova o tipo de atividade que você desenvolve, a forma como conduz seu serviço e trata seus funcionários e colegas. A sua própria consciência vai te dizer isso. Será que é da vontade Deus que você priorize o seu trabalho em detrimento Dele e da sua família? Cuidado, você pode estar nessa roda-gigante e totalmente cego!

Verdadeiramente é bem mais fácil quando temos nossas vidas nas mãos de Deus! Não temos porque nos preocuparmos porque a vontade Dele está se cumprindo! O melhor de tudo é que a peleja é toda de Deus! Todo o peso e opressão são tirados das nossas costas! As dificuldades e problemas existirão sempre, porém com uma diferença: Jesus está junto!

E aquele sentimento de angústia é substituído pela paz e descanso que somente Ele pode nos dar!

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7

Deus os abençoe!
Gustavo Vicari

sábado, 6 de abril de 2013

"...mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos."



"Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida."(João 6:54, 55 NVI)

Todos sabemos que os alimentos são fontes de energia das quais necessitamos para que nosso organismo realize suas atividades vitais. Ou seja, comida e água são imprescindíveis para que nosso corpo tenha vida. Jesus, ao falar sobre comer sua carne e de beber de seu sangue, escandalizou os fariseus (versículo 52) e até alguns discípulos o abandonaram (versículo 66). Porém, o que eles não entenderam, é que Jesus se referia à fonte de energia necessária para que suas almas não perecessem: o próprio Jesus.
Assim como o nosso corpo necessita dos alimentos, a nossa alma necessita de Jesus para ter vida. Ele mesmo retrucou Satanás depois de ficar sem comer durante 40 dias no deserto:

"O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’ ”. (Mateus 4:3, 4 NVI)

Jesus quando encontrou a mulher samaritana e lhe pediu água do poço para beber, explicou que Ele próprio tem a água da qual necessitamos para que tenhamos a vida eterna.

Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. (João 4:13, 14 NVI)

E repare o que Ele falou: bebendo dessa água nunca mais teremos sede! O mesmo efeito tem o pão que ele nos dá! Os discípulos de Jesus, depois que Ele fez a primeira multiplicação dos pães na margem do mar de Tiberíades e alimentou a multidão, pegaram o barco para chegar até Cafarnaum. Houve aquela tempestade e Jesus os alcançou no meio do mar caminhado sobre as águas. Quando a multidão se deu conta que Jesus não estava com eles, foi atrás Dele e seus discípulos em Cafarnaum. Veja o que Jesus falou:

"Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos." (João 6:26 NVI)

Será que Jesus se referia aos pães e peixes que ele tinha dado aos seguidores? Não! A multidão estava sendo saciada pela presença e ensinamentos de Jesus! Eles estavam experimentando vida! Suas almas estavam sendo alimentadas pelas palavras que procediam da boca Deus!

Você pode não ter discernido dessa maneira, mas certamente essa fome da Palavra, da presença, do conhecimento, da amor e da comunhão com Deus você sente! Sim, nossas almas precisam de alimento e o único que pode saciá-la na sua plenitude é Jesus Cristo! Somente Ele! Jesus é a fonte da vida eterna!

"Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”. (João 6:58 NVI)

Deus os abençoe!
Gustavo Vicari