sexta-feira, 7 de junho de 2013

"...Pois, quando sou fraco, é que sou forte."



"Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." (2 Coríntios 12:8, 9 NVI)

Paulo relata que pediu a Deus que lhe tirasse determinada enfermidade ou incomodo que lhe afligia, porém Deus não o fez para que seu poder se aperfeiçoasse através da vida dele. O quer dizer isso? Vamos refletir.

O homem por si só é limitado. Por natureza o homem é limitado. Mesmo que Deus escolhesse um pseudo homem perfeito para fazer sua obra, Seu poder já seria manifestado de forma sobrenatural. Agora pensem como esse poder seria grandemente revelado, exaltado e reconhecido se Deus usasse um homem como Moisés que era gago por exemplo. Moisés tinha dificuldade para falar, ainda assim peitou o faraó e conduziu a saída de seu povo do Egito. Pensem quando Deus usou Davi pra derrubar um filisteu gigante que todo o exército de Israel estava se tremendo todo para enfrentar. Davi era pastor, menino e franzino. Mas foi lá e pelo poder de Deus derrubou o gigante. O próprio apóstolo Paulo que era fariseu, odiava, perseguia e matava os cristãos. Jesus foi lá, chamou ele de canto e o capacitou para ser o apóstolo dos gentios. Alguns discípulos de Jesus eram pescadores, homens simples e sem instrução e se tornaram os primeiros apóstolos e responsáveis pela igreja primitiva. Esses e muitos outros exemplos encontramos na Bíblia de homens com as suas respectivas limitações sendo usados poderosamente por Deus.

Em outras palavras o que Paulo falo foi: "Ótimo que tenho essa limitação! Porque sendo dessa forma, quem vai se revelar e fazer a obra não sou eu e sim o Espírito Santo de Deus! Porque eu por si só, não posso fazer nada! Mas Deus, na Sua misericórdia, usa a minha vida, por mais limitada que ela seja, para Se revelar e manifestar seu poder e amor às outra pessoas! Dessa forma, eu não me orgulho pois sei que não depende de mim! Todo reconhecimento e toda glória serão dados a Deus!"

"Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte." (2 Coríntios 12:10 NVI)

Ou seja, nas nossas fraquezas o poder de Deus se revela. Quanto mais limitados e incapacitados nos sentimos melhor é! Pois sabemos que Deus vai conduzir a situação para que toda honra e toda glória sejam dadas a Ele! A nossa força vem do Senhor! Portanto, não pense que aquela limitação, seja ela qual for: física, financeira, sentimental ou qualquer outra é empecilho para você fazer a obra de Deus e exercer teu papel como igreja!

"Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte." (1 Coríntios 1:27 NVI)

Naturalmente existe um preconceito e um pré-julgamento por de pessoas que não tem esse entendimento quando alguém como Paulo e outros que decidem obedecer a Deus, abandonando suas práticas pecaminosas e permitindo que Deus transforme sua vida e a use apesar de suas fraquezas. Casos como ex-assassinos, ex-funkeiras, ex-prostitutas e outros tantos em que essas pessoas se converteram e resolveram seguir ao Senhor são alvos de comentários do tipo "Ah, aprontou um monte agora virou santo!". O próprio apóstolo Paulo sofreu desconfiança dos outros discípulos no início de seu ministério por conta do seu passado.

E se você faz parte desse grupo que aponta o dedo e julga dessa forma, eu lhe informo o seguinte: é isso mesmo! Deus demonstra Sua misericórdia e amor através dessas vidas que você classifica como lixo. Da mesma forma, Ele Se compadece de você e pode transformar a sua vida, assim como ele fez com essas pessoas. É só você tomar essa decisão. Porque não é o que você faz ou deixa de fazer que vai fazer Deus te amar ou não! Deus te ama independente do que você faz! A transformação que Ele pode fazer na tua vida de nada se difere do que ele está fazendo na vida dessas ex-prostitutas, ex-funkeiras e ex-assassinos para quem você torce o nariz. Isso é amar, isso é amor!

Deus te abençoe!
Gustavo Vicari