terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"Deus fez isso para que os homens o buscassem..."



"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’Atos 17:24-28

Esses versículos são uma parte do discurso do apóstolo Paulo dirigido aos atenienses reunidos no Areópago e que estavam interessados em seus ensinos. Paulo estava indignado com a quantidade de ídolos e deuses adorados pelos atenienses e aproveitou uma inscrição feita em um dos altares (AO DEUS DECONHECIDO) para lhes anunciar o evangelho.

Paulo apresenta Deus como o criador do mundo e de tudo que nele há, que dá vida, fôlego e demais coisas aos homens. Todos os povos e os lugares onde habitam foram pré-determinados por Ele. E diz ainda que Deus fez tudo isso com o seguinte objetivo: “...para que os homens O buscassem...”.

Para quem alguma vez na vida já se perguntou o porquê de existir ou da existência de todas as coisas, entendo que seja uma resposta bem clara e sucinta a qual não exige grandes aprofundamentos na Palavra ou uma espiritualidade elevada para entender. Ou seja, aqui estamos para buscar o Criador.

Alguns podem questionar: como assim buscar a Deus? De que forma? O que devo fazer? Porém, no íntimo, todos sabemos a forma: através da oração. Devemos entender que essa busca de Deus através da oração não é uma obrigação, mas uma necessidade. É somente nesses momentos de conversa com Deus é que podemos revelar quem realmente somos e pensamos. Sem máscaras, sem formalidades e sem mentiras. A comunicação de nosso espírito com Deus é a única oportunidade em que somos totalmente verdadeiros.

Ainda no discurso de Paulo, ele complementa e diz que se buscarmos a Deus talvez, tateando, possamos encontra-lo. Paulo usa o verbo “tatear” que representa a dificuldade que temos nessa busca por Deus. Mas por que temos essa dificuldade? Simplesmente porque a queda do homem em consequência do pecado nos separou espiritualmente de Deus. Perdeu-se a comunhão plena que havia entre Deus e os homens antes da queda de Adão.

A vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo nos religou espiritualmente a Deus e podemos conversar com Deus novamente através Jesus, porém ainda vivemos nesse mundo. Portanto, a oração ajuda-nos a superar a dispersão, a confusão e a superficialidade terrena. Quando oramos, estamos expressando a nossa dependência de Deus. Com a ajuda Dele, podemos discernir as coisas espiritualmente e sermos guiados em tudo que fazemos na vida.

Veja que para diminuir essa dificuldade, o próprio Jesus ensinou que, quando formos orar, devemos nos recolher em nosso quarto e fecharmos a porta, onde falaremos em secreto e onde Deus também nos responderá em secreto (Mateus 6:5-6).

Portanto, esforce-se para orar constantemente, lembrando que Deus escuta o coração sincero. A oração sem sinceridade não saí do espírito. Deus quer a verdade do coração humano que somente Ele vê. Nada está fora do interesse divino. Tudo para Deus é importante. Peça pelas grandes coisas e também pelas triviais, interceda pelo próximo, adore-O e exalte o seu Criador. 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

Filipenses 4:6

Deus te abençoe!
Gustavo Vicari

terça-feira, 5 de agosto de 2014

"Aba, Pai"

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. (Gálatas 3:26-27 NVI)

E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”. (Gálatas 4:6 NVI)

Talvez para aqueles que estejam lendo pela primeira vez esses versículos ou sejam menos familiarizados com a Bíblia não percebam a profundidade do significado dessas palavras. E certamente a pessoa mais estudada e que mantenha um relacionamento íntimo com Jesus Cristo, em uma vida de oração e obediência, nunca terá a dimensão exata desse significado até que esteja definitivamente na presença Dele.

Bem verdade que não sou exemplo para ninguém e em muitos momentos peco por não me esforçar e dedicar um tempo maior para Deus em detrimento de fazer muitas outras coisas obviamente sem importância. Porém posso dizer que me sinto constrangido nesse momento por Deus estar me lembrando dessas palavras: Ele é meu pai e está sempre presente, pronto para ouvir, fortalecer, consolar, disciplinar e exortar.

Muitos de nós temos nossos traumas no relacionamento com nossos pais biológicos. Como seres humanos os pais erram, assim como os filhos que são ou virão a ser pais um dia. Por mais que tenhamos nossos atritos, ainda assim é mandamento de Deus que os respeitemos e honremos. Mas eu posso dizer que eu tenho um Pai que é Perfeito. Ao contrário de nós, Ele não falha. Todas as vezes que dei o primeiro passo e coloquei-me diante Dele, Ele estava lá.

Percebe o privilégio? Nem eu nem ninguém merece isso. Não é porque sou bonzinho, dou esmola ou falo "bom dia" para o porteiro. Nenhuma boa obra ou ação me torna justo diante de Deus. Essa é a graça por parte de Deus, o favor imerecido. Uma vez que entendi que pelas minhas próprias forças não seria possível obedecer a Deus e que a minha essência é má e pecaminosa, cri em Jesus Cristo e em sua obra redentora. O Espírito Santo que passou a habitar em mim e me ajuda a cada dia na minha caminhada cristã, permite-me referir-me a Deus como "papai" (Aba, Pai).

Certamente Deus está neste instante esperando que você dê esse primeiro passo e converse com Ele. Não crê? Então tente e me conte.

“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7:7-9, 11 NVI)

Deus te abençoe!
Gustavo Vicari