terça-feira, 15 de abril de 2014

"...para que creia que tu me enviaste."

Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse? "João 11:37

Este questionamento surgiu da parte de alguns judeus que consolavam Marta e Maria na ocasião em que Jesus dirigia-se ao sepulcro onde estava o corpo de Lázaro, o irmão delas. Na sequência, Marta hesita em retirar a pedra da gruta a pedido de Jesus dizendo: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias". Jesus então responde-lhe: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? "


Todos já vivemos ou estamos passando por situações difíceis ou dolorosas que nos abalam emocionalmente e que nos fazem questionar uma série de coisas, abalando inclusive a nossa fé. Realmente é muito difícil manter-se firme, principalmente em momentos como esse de perda de um ente querido ou amigo. Uma das naturais reações é a comparação e o questionamento como fizeram aqueles judeus que lá estavam com as irmãs de Lázaro. Em outras palavras, disseram: “Jesus, você fez o cego enxergar mas por que não curou a doença do Lázaro evitando que ele morresse?”. Quantas vezes já questionamos a Deus dessa forma vendo-o como um Deus injusto?

Outra reação normal e perigosa é perda da fé em função da “demora” para termos uma resposta ou entendermos o porquê daquele acontecimento. Veja que Marta não acreditava mais no que Jesus poderia fazer naquela situação, uma vez que Lázaro já tinha morrido há quatro dias. A verdade é que o tempo de espera pode esmorecer a nossa fé, fazendo-nos deixar de acreditar em Jesus e de ver glória de Deus.

No caso de Marta e Maria, Lázaro foi ressuscitado. Mas repare na oração de Jesus o porquê de trazê-lo à vida novamente.

Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste". João 11:41-42

Ou seja, Jesus, antes de operar o milagre, quis deixar claro a todos os presentes que Ele era filho e tinha sido enviado por Deus. E qual foi a consequência disso? Veja abaixo:

Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele. João 11:45

Enquanto isso, uma grande multidão de judeus, ao descobrir que Jesus estava ali, veio, não apenas por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, a quem ele ressuscitara dos mortos. Assim, os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também Lázaro, pois por causa dele muitos estavam se afastando dos judeus e crendo em Jesus. João 12:9-11

Logo, não só os que presenciaram o milagre, mas muitos outros creram em Jesus quando viram Lázaro. O que Jesus fez na vida de Lázaro e de suas irmãs resultou na salvação das almas de muitos pessoas.

Há sempre um propósito maior, um plano maior, um caminho mais alto que somente Deus é quem o sabe. E não cabe a nós tentarmos entender de imediato, tirar conclusões precipitadas, murmurar e apontar o dedo. Assim, ao passarmos por situações como essa, devemos lembrar sempre no que Jesus disse à Marta e Maria quando vieram avisá-lo sobre a enfermidade do irmão.

Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela" João 11:4

Deus te abençoe!
Gustavo Vicari