terça-feira, 5 de agosto de 2014

"Aba, Pai"

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. (Gálatas 3:26-27 NVI)

E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”. (Gálatas 4:6 NVI)

Talvez para aqueles que estejam lendo pela primeira vez esses versículos ou sejam menos familiarizados com a Bíblia não percebam a profundidade do significado dessas palavras. E certamente a pessoa mais estudada e que mantenha um relacionamento íntimo com Jesus Cristo, em uma vida de oração e obediência, nunca terá a dimensão exata desse significado até que esteja definitivamente na presença Dele.

Bem verdade que não sou exemplo para ninguém e em muitos momentos peco por não me esforçar e dedicar um tempo maior para Deus em detrimento de fazer muitas outras coisas obviamente sem importância. Porém posso dizer que me sinto constrangido nesse momento por Deus estar me lembrando dessas palavras: Ele é meu pai e está sempre presente, pronto para ouvir, fortalecer, consolar, disciplinar e exortar.

Muitos de nós temos nossos traumas no relacionamento com nossos pais biológicos. Como seres humanos os pais erram, assim como os filhos que são ou virão a ser pais um dia. Por mais que tenhamos nossos atritos, ainda assim é mandamento de Deus que os respeitemos e honremos. Mas eu posso dizer que eu tenho um Pai que é Perfeito. Ao contrário de nós, Ele não falha. Todas as vezes que dei o primeiro passo e coloquei-me diante Dele, Ele estava lá.

Percebe o privilégio? Nem eu nem ninguém merece isso. Não é porque sou bonzinho, dou esmola ou falo "bom dia" para o porteiro. Nenhuma boa obra ou ação me torna justo diante de Deus. Essa é a graça por parte de Deus, o favor imerecido. Uma vez que entendi que pelas minhas próprias forças não seria possível obedecer a Deus e que a minha essência é má e pecaminosa, cri em Jesus Cristo e em sua obra redentora. O Espírito Santo que passou a habitar em mim e me ajuda a cada dia na minha caminhada cristã, permite-me referir-me a Deus como "papai" (Aba, Pai).

Certamente Deus está neste instante esperando que você dê esse primeiro passo e converse com Ele. Não crê? Então tente e me conte.

“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7:7-9, 11 NVI)

Deus te abençoe!
Gustavo Vicari