domingo, 30 de dezembro de 2012

"...quem for mordido e olhar para ela viverá."




Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: "Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! " Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram. O povo foi a Moisés e disse: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo. O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo. Números 21:4-9

Deus, através de Moisés, já tinha tirado Seu povo da escravidão do Egito e o estava conduzindo à terra prometida. Apesar dos muitos milagres e da provisão de Deus, os hebreus reclamavam e murmuravam. Como conseqüência dessa rebelião, Deus enviou serpentes que picaram e mataram a muitos. Após o arrependimento do povo, Deus instrui Moisés a fazer uma serpente de bronze e a colocar no alto de um poste para que, ao olhar para ela, aquele que fosse picado não morresse.

Todos sabemos e está lá em Romanos 6:23 que o salário do pecado é a morte. Nessa passagem no capítulo 21 de Números, o povo reconhece que pecou e pede pra Moisés orar para que as serpentes sejam retiradas do meio dele. Mas Deus não retira as serpentes de lá, mas pela Sua misericórdia, estabelece um meio através do qual a pessoa picada poderia se livrar da morte. Ou seja, acreditando e seguindo a orientação de Deus, bastava olhar para a serpente de bronze para que fosse salvo.

Vamos tentar trazer isso para o nosso dia-a-dia. Vivemos na dispensação da graça. Deus executou o plano de salvação para os homens através de Seu Filho Jesus Cristo. Sim, estamos sujeitos a errar e pecar contra Deus, porém Ele já nos mostrou que através da fé em Jesus, estamos salvos e livres da morte. Ou seja, se crermos e formos obedientes (assim como fizeram os hebreus com relação a serpente de bronze), ainda que viermos a pecar, através de Jesus somos perdoados e estamos livres da morte.

Agora vem a pergunta: Por que Deus não tirou logo as serpentes do meio deles? Não seria mais fácil? Aí que está o ponto aonde quero chegar. As serpentes são as conseqüências dos nossos pecados! Sim, podemos nos arrepender e pedir a Deus que nos perdoe porém sempre arcaremos com as conseqüências dos nossos pecados! Podemos errar, sermos perdoados, porém as serpentes podem permanecer nos rodeando e teremos que conviver com elas.

Em situações como essas ou em qualquer outra de nossas vidas, a instrução de Deus é: foque em Jesus! Independente do erro que tenhamos cometido e das conseqüências que estejamos sofrendo, o importante é sempre olhar para Cristo! É Ele quem torna sem efeito todo veneno e nos dá vida eterna! Voltemos nosso olhos para Cristo, sempre! Glórias a Deus!

Gustavo Vicari

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

“para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.”



 “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? " Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” João 9:1-3
Neste capítulo 9 de João, há um relato bem conhecido de quando Jesus ministra cura através da aplicação da mistura de terra com saliva nos olhos de um homem que nasceu cego. Ao ser questionado o porquê do homem apresentar aquele problema justifica: “para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”.

Ao longo de nossas vidas, muitas palavras de julgamento são lançadas contra nós. Pais, amigos, professores ou pessoas desconhecidas disparam: “Você não tem jeito, nasceu assim e não vai mudar!”. Você já escutou isso? Ou quantas vezes nós mesmos nos julgamos dessa maneira? “Ah, esse é meu jeito, não adianta!”. Pois te eu digo uma coisa: Jesus PODE e QUER te mudar!

Agora você pode estar pensando: “Ah, mas no meu caso, num sei não!”. Mas veja o que diz o versículo 32 deste mesmo capítulo: “Ninguém jamais ouviu que os olhos de um cego de nascença tivessem sido abertos.” Os fariseus na ocasião souberam do ocorrido e questionaram ao homem curado e aos pais dele como aquela cura poderia ter ocorrido. Simplesmente não acreditaram no que tinha acontecido, era algo inédito. Não acreditaram que Jesus fora enviado por Deus.

Sim, é possível! Eu não posso, nem teu vizinho, nem teus pais e amigos podem! Mas Jesus PODE te transformar! Ele pode tudo! Basta VOCÊ QUERER: abra teu coração e deixe-O entrar! Viva em obediência e seguindo a vontade Dele! Foi acreditando (tendo fé) que aquele homem seguiu a ordem de Jesus e obteve a cura: “Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo. (João 9:7)

Assim como fez ao cego, Deus quer manifestar a obra Dele na tua vida! Operando a transformação em você, Ele será reconhecido e glorificado! E todos verão os milagres que Deus é capaz de fazer! Muitos ficarão surpresos e farão comentários: “... Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando?". Outros nem vão te reconhecer: “...Outros diziam: "Não, apenas se parece com ele"...

Jesus te ama, independente do que os outros ou você mesmo pensa a seu respeito. Entregue-se a Ele!

Glórias a Deus!!!

Gustavo Vicari

domingo, 16 de dezembro de 2012

Tão grande és tu, Senhor!



Nós somos filhos de Deus, irmãos de Jesus, escolhidos, separados, sacerdotes e reis. Pelo amor e misericórdia de Deus, temos a graça. Religados estamos à Deus pelo Seu Espírito que habita em nós, templos do Espírito Santo.
Se pudéssemos saber a dimensão e profundidade do amor de Deus por nós...

Se pudéssemos entender o sacrifício de Jesus e o poder do Seu Sangue que foi derramado para nos redimir e justificar...

Se pudéssemos perceber o quão pequenos somos perto do Criador dos céus e da terra e de tudo que nela existe...

Sim, apenas isso nos bastaria para parar de murmurar.

Senhor, ajuda-nos a reconhecer a cada dia a tua graça nas nossas vidas. Lembra-nos a cada instante que o Senhor está conosco, mesmo que a situação pareça tão difícil aos nossos olhos. 

Sim, Deus! Quão privilegiados somos nós, os que crêem em Ti! É uma honra, Pai! Na Tua presença santa, podemos adentrar lavados pelo Sangue do Cordeiro! Glórias a Ti, Senhor! Obrigado, Deus Santo e Poderoso!