domingo, 27 de janeiro de 2013

“Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco..."




“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor ’ ”. Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”. (Ageu 1:2-6 NVI)

Nesta passagem, Deus, através de seu servo e profeta Ageu, exortava Seu povo sobre a necessidade de reerguer o Seu templo. Repare que o povo usava da sua própria força e construía seus próprios caminhos de forma independente de Deus. Sendo assim, por mais que se esforçassem, os resultados não eram satisfatórios. Quantas vezes você já se sentiu dessa forma? Ter aquela sensação de correr, correr e não sair do lugar?

O que devemos entender que reedificar o templo de Deus nas nossas vidas, é reedificar o nosso relacionamento com Ele. Basta analisarmos o quanto esforço nós despendemos para honrar nossos compromissos diários e o quanto nós dedicamos para buscar, adorar e estar com Deus nesse mesmo período. Deus nos convida a estarmos em comunhão com Ele para que tenhamos êxito em tudo que fizermos.

"Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado”, diz o Senhor . (Ageu 1:8 NVI)

Chega de fazer planos e agir como se Deus não existisse! Você acha sinceramente que você estaria lendo este texto se a misericórdia do Senhor não tivesse te alcançado? Ou você pensa que está respirando e com vida simplesmente porque possui um estilo de vida saudável e está com todos os exames médicos de rotina em dia? Alguma vez você já parou pra pensar que a razão das insatisfações na sua vida é justamente o fato de Deus não ser participante dela?

“Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Por causa do meu templo, que ainda está destruído enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa. (Ageu 1:9 NVI)

Como está seu relacionamento com Deus? Você tem cuidado do templo? A quê tem dedicado tanta atenção?

Deus os abençoe!
Gustavo Vicari

domingo, 13 de janeiro de 2013

"...não somos dos que retrocedem e são destruídos..."



“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.” Hebreus 10:26-27

Neste trecho da carta de Paulo aos hebreus, está bem claro o destino daqueles que conheceram a Jesus mas continuam desagradando a Deus com seus pecados. Encontramos na Bíblia muitos trechos que dizem que é impossível agradar a Deus se permanecermos com os mesmos hábitos do mundo, com o comportamento e atitude daqueles que não conhecem Cristo. Se pensamos e agimos como os ímpios, somos do mundo e não de Deus. Cristão que insiste em manter comportamentos do mundo não é cristão, simplesmente porque de nada dele difere. Essa pessoa não está sendo a luz do mundo e o sal da terra como apregoou Jesus.

É fato que pecaremos até o final das nossas vidas e dizer o contrário disso já é pecar. Porém, o importante é que estejamos no processo de santificação por obra do Espírito Santo. A medida que Ele nos revela os nossos erros, devemos nos arrepender e pedir perdão. Mas mais do que isso, é não voltarmos a cometer os mesmos erros. Algumas coisas são mais difíceis de deixar de fazer? Sim, é verdade! Mas Jesus sabe disso, Ele conhece nossas fraquezas! Peçamos ajuda a Ele!

Mas, infelizmente há pessoas que não estão levando esse compromisso com Deus a sério. E muitas vezes, essas mesmas pessoas classificam as que encaram com seriedade como “radicais”. Você já escutou alguém te falar coisas assim “Ah, não pode ser assim! Desse jeito a gente não faz nada!”?

Essa mesmas pessoas são as que insistem em não abandonar aquilo que é agradável ao mundo. Simplesmente não abrem mão de certas “benesses” do mundo.

Vamos parar para pensar um pouquinho. Que lugares temos freqüentado? Na companhia de quem? Temos comungado idéias e escutado conselhos de quem? Você vai a igreja, adora e louva a Deus porém faz questão, por exemplo, que sua festa de aniversário seja nos mesmos moldes do mundo? Músicas, danças, enfeites e bebidas. Sim, tudo conforme você vê e ouve das bocas dos ímpios. Até quando você vai se deixar contaminar pela cultura do mundo? Pelo contrário, nós, como cristãos, temos a obrigação de implementar a cultura do Reino aqui na terra!

Não existe meio-cristão, 60% ou 90% cristão! Ou você é, ou não é! Não tem meio termo! É como interruptor: ligado ou desligado! Seja “radical”! Chega de pensar e fazer aquilo que é agradável aos homens! Volte tua vida por completo a Deus!

“Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” Hebreus 10:39

Deus os abençoe!

Gustavo Vicari