terça-feira, 26 de março de 2013

"... e perceberam que estavam nus;"



"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. (Gênesis 3:6-10 NVI)

Adão e Eva quando desobedeceram a Deus e comeram do fruto ficaram nus porque a glória de Deus que os envolvia se fora. Sentindo-se envergonhados, tentaram imediatamente se cobrir com as folhas de figueira e quando ouviram a aproximação de Deus esconderam-se entre as árvores.

Você pode não acreditar em Deus e nem que Ele tenha criado o homem e tudo que existe. Ou então pode ser ateu, agnóstico ou defender alguma tese evolucionista. Talvez você esteja lendo esse texto pensando "lá vem aquele crente com um monte de baboseiras". Pois é, você pode se encaixar em qualquer um desses casos, mas uma coisa eu tenho certeza: você no mínimo uma vez na vida já se sentiu nu!

Vamos refletir por um instante. Vamos supor que você nunca tenha lido a Bíblia ou escutado falar dos mandamentos de Deus. Mas quando você faz algo errado, você sabe que está errado. Mas por quê isso? Simplesmente porque Deus fala através da sua consciência. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Romanos:

"(De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.)" (Romanos 2:14, 15 NVI)

Paulo explica que os não judeus (gentios) apesar de não conhecerem as escrituras poderiam naturalmente praticá-la pois estava gravada em seus corações (consciência). Sendo assim, assim como aconteceu com Adão e Eva, quando desobedecemos ao Senhor, nós nos sentimos nus, longe da presença do Senhor (destituídos da Sua glória) e envergonhados. Ao ouvirmos a voz da consciência (os passos que Adão ouviu) sentimos medo e tentamos inutilmente nos esconder de Deus.

"Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." (Hebreus 4:13 NVI)

Você está se sentindo nu, envergonhado e com medo? Isso é reflexo da ausência de Deus na tua vida porque você insiste em continuar fazendo o que desagrada a Ele. Você erra, sente-se mal, tua consciência pesa e ainda assim você permanece ignorando e tentando se esconder de Deus. Vai ficar improvisando umas folhas de figueira até quando? Com o que está tentando disfarçar sua nudez? Trabalho? Dinheiro? Obras de caridade? Bebedeiras? Casamento?

A boa notícia é que Deus não muda! Ele é misericordioso! Ele deu a Adão e Eva pele de animal para se vestirem e nos deu Seu Filho Jesus Cristo sobre o qual imputou toda culpa e punição por nossos pecados. Toda vergonha e todo medo deixam de existir quando cremos na redenção através de Jesus. Assim, podemos adentrar na presença do Criador experimentando da Tua glória novamente!

"quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!" (Hebreus 9:14 NVI)

Que Deus os abençoe!
Gustavo

quinta-feira, 21 de março de 2013

“O único Pai que temos é Deus...”



"...Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”. Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo." (João 8:41-43 NVI)

Assim como os fariseus ficaram enfurecidos com Jesus e esbravejaram "somos filhos de Deus!", muitos hoje também ficam indignados quando escutam a verdade que Jesus coloca no versículo 42 do capítulo 8 do livro de João. Quantas vezes você mesmo disse ou ouviu alguém exclamar: "Espera aí, eu também sou filho de Deus!". Bastante, né? Agora eu te pergunto: quantas dessas pessoas amam a Jesus?

Os fariseus conheciam as escrituras mas viviam de aparências. Não tinham comunhão com Deus a ponto de não reconhecerem Jesus como o Messias filho de Deus e a Sua vinda como cumprimento das profecias contidas nessas mesmas escrituras. Portanto, se você não reconhece Jesus como seu Redentor, seu Salvador, Ungido de Deus e único Senhor, você não é filho de Deus. Simples assim.

Os homens apregoam um monte de maneiras, seja de através de pessoas ou filosofias, de se chegar a Deus. Ao passo que Jesus deixa claro que só existe uma única forma que é através Dele (João 14:6). Sim, se você está achando que está se relacionando com Deus sem ser através de Jesus, esqueça! Você continua sendo órfão! Qualquer um é teu pai, menos Deus!

Isso soa ofensivo para muitos mas é fato: todos somos criaturas de Deus, mas nem todos somos Seus filhos! Todos nascemos separados de Deus (mortos espiritualmente) e somente através de Jesus podemos ser religados ao Pai e a termos vida eterna.

"Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação. Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;" (Romanos 5:11, 12 NVI)

Receba Jesus no teu coração e experimente a paternidade perfeita do Deus Pai que te ama, instrui, disciplina e que cuida de cada detalhe da tua vida!

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação." (Romanos 10:9, 10 NVI)

Deus te abençoe!
Gustavo

sábado, 2 de março de 2013

"...e nesse dia descansou."



“Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.”Gênesis 2:1-3

Deus, depois de ter criado todas as coisas, dedicou um dia para descanso. Esse dia foi santificado (separado) e abençoado por Deus. Ou seja, neste dia, Deus parou para contemplar a Sua obra e ser contemplado por ela. Imaginem só: céu, terra, água, estrelas, animais, plantas e o homem! Todos louvando e glorificando o Criador! Deus se alegrando por tudo que via e todas as criaturas adorando e O reconhecendo como o grande Deus poderoso! Eu sinceramente não sei, pensando no nosso tempo cronos, o quanto exatamente durou esse momento, porque Pedro fala que um dia é como mil anos, e mil anos como um dia para o Senhor (2 Pe 3:8). Mas isso é o que menos importa! Certamente foi um momento único de comunhão de Deus e Suas criaturas!

Como lei vinda através de Moisés, Deus ordenou que o sábado fosse guardado e dedicado ao Senhor. Foi necessário este mandamento para os hebreus que saíam da escravidão egípcia, pois seus corações estavam afastados de Deus. Todas as ordenanças serviram como guia até que seu cumprisse a nova aliança através de Jesus Cristo. O Filho de Deus veio ao mundo, cumpriu a lei e carregou toda culpa e punição por nossos pecados. Sendo assim, para os que creem na sua obra, Jesus os torna Seus templos onde habita através do Espírito Santo de Deus. Ou seja, não precisamos mais das leis. Jesus estando em nós, Ele nos instrui e nos guia para que andemos em obediência ao Senhor.

Da mesma forma, não precisamos de um dia ou hora específica para estarmos em oração, adorando e agradecendo a Deus. Todo dia, hora, minuto e segundo tem que ser sábado para nós! Em Isaías 43:7, o Senhor diz que criou o homem para glória Dele! Não tem que existir sábado somente em momento de alegria, de dificuldade, de um milagre ou de uma cura! Não, não, não é isto que Deus espera de nós! Ele quer que reconheçamos a Sua grandeza e nossa dependência em relação a Ele o tempo todo! Muitas pessoas admitem a existência de Deus em lampejos de suas vidas: gestação e nascimento de um filho, beleza da natureza, inteligência de animais, etc! Sim, realmente Ele é perfeito e tem que ser louvado e agradecido em todas essas situações, mas não é só isso! Deus não é um Deus de lampejos de elogios e olhares boquiabertos! Não! Ele espera muito mais de nós! Deus quer se relacionar conosco, Ele nos ama, quer nos ouvir, falar conosco, participar de nossas vidas e nos abençoar!

Chega de lembrar só “de vez em quando” de Deus! Entregue sua vida a Ele! Dedique-se o Senhor! Ele quer e espera muito mais de você! E assim você vai descobrir que Deus é infinitamente mais do que você pensa ou imagina!

Deus os abençoe!
Gustavo Vicari